quinta-feira, 21 de julho de 2011

Relatório – Trabalho com Projeto

A escola que trabalha com projeto possibilita a aprendizagem dos alunos nos seguintes aspectos:
Aumenta a participação dos alunos,
Reduz a evasão escolar,
Estimula a capacidade de aprendizagem cooperativa,
Melhora o desempenho escolar,
Aumenta a frequência,
Aumenta a auto-confiança.
As principais vantagens de se trabalhar com projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, a socialização dos resultados é parte fundamental do projeto.
O trabalho por meio de projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos, os quais permitem os alunos expressarem seus pensamentos por meio de diferentes linguagens e forma de representação.
A mediação do professor é fundamental pois ao mesmo tempo precisa sentir a presença do professor que ouve, questiona e orienta, visando propiciar a construção de conhecimento do aluno, isso implica a criação de situação de aprendizagem que permitem ao aluno fazer regulações, uma vez que os conteúdos envolvidos no projeto precisam ser sistematizados para que os alunos possam formalizar os conhecimentos colocados em ação.
O compromisso educacional do professor é justamente saber o quê, como, quando e porquê desenvolver determinadas ações pedagógicas. E para isso é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.
Vanusa

Relatório-Trabalho com projetos

RELATÓRIO-TRABALHO COM PROJETO
A partir do trabalho com projetos, os benefícios para a aprendizagem dos alunos são vários e podemos citar:
O aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas descobertas, compreensões e reconstruções do conhecimento. Alem de poder levá-los a um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros), disponíveis no contexto da escola.
Enfim, o aluno aprende fazendo e reconhecendo a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
As dificuldades porem, para implantar um projeto na escola, depende a principio de mudanças na prática pedagógica, isto implica postura do professor e mudanças também na concepção de ensino e aprendizagem; Para solucionar estas dificuldades percebidas é necessário que os professores tenham abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática e traçar estratégias pedagógicas que deverão ser colocadas em ação com vistas a propiciar aos alunos a reconstrução do conhecimento, isto é, conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.
Quanto aos conteúdos, o trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem, tendo em vista potencializar a interdisciplinaridade. Isto não significa que as disciplinas serão abandonadas, mas sim integradas no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unidade do conhecimento em construção.
Trabalhar com projetos não deverá ser apenas relevante para os alunos que irão obter informações significativas, tomarão decisões, trabalharão em grupo, enfim, desenvolverão competências interpessoais para aprenderem de forma colaborativa com seus pares, mas deverá ser relevante para direção da escola e para os professores que irão adquirir uma nova forma de ensinar integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construtivista. Tendo primeiramente consciência que para iniciarem um trabalho como esse, é necessário compromisso educacional do professor que é justamente saber o quê, como,quando e por que desenvolver determinadas ações pedagógicas,ter flexibilidade, traçando um projeto com começo, meio-fim, envolvendo assim a escola de forma integral.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Trabalho com projetos
Na pedagogia de projetos os benefícios são muitos na aprendizagem do aluno, pois as propostas e trabalhos são mais interessantes. O aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, incentiva novas buscas e descobertas. O professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos e sim um mediador da aprendizagem trabalhando diversos tipos de conhecimento, No entanto o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno. Ás vezes a escola encontra alguma dificuldades na implantação do trabalho com projetos pela resistência de alguns professores, pois a postura do professor necessariamente precisa ser mudada. A chegada das novas tecnologias (computador, internet vídeo etc.), são desafios para a comunidade escolar que vieram tirar os professores da sua comodidade e uma mudança na sua prática pedagógica.O trabalho com projetos rompe com as fronteiras disciplinares favorecendo as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem ,isso não quer dizer romper com a identidade da disciplina,mas integrá-las no desenvolvimento das investigações. Os conceitos precisam ser sistematizados dando continuidade para novas aprendizagens.