Cursistas: Layla Guimarães, Jussara Guimarães, Sara Crulhe, Vanusa Ferreira
BULLYING NÃO É UMA BRINCADEIRA
APRESENTAÇÃO
Este projeto será desenvolvido na Escola Cristal do Norte e CEIM Amélia Lucas Farias nas turmas Maternal, Pré I, 4ºano, com cerca de 60 alunos ao todo, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
Pretende-se prevenir com este projeto as situações que possam ocorrer no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.
JUSTIFICATIVA
A prática do Bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.
Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola. Sabemos que a popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. Hoje cabe a comunidade escolar buscar formas de conscientizar nosso alunado.
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, atuando de maneira preventiva, mobilizando toda comunidade escolar.
Objetivos Específicos
• Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
• Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
• Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
• Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido através de leituras de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma refletividade sobre as causas e conseqüências do Bullying.Também serão utilizada as seguintes estratégias metodológicas:
• Apresentação de Filmes (As aventuras de Leitão-O filme e Se meu nariz fosse verde)
• Dinâmicas de Grupo(O abraço)
• Atividades de escrita (produção de texto,identificação de vogais)
• Dramatização
• Pintura
• Confecção de patinho com material reciclável
• Leituras de histórias infantis (Cinderela,Patinho Feio,A Flor Mariana)
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução do projeto,por meio da observação do desempenho dos alunos na efetivação das atividades propostas.
CUMINÂNCIA
Palestra com psicólogo da SEMED