quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Informática na Educação...

       
       Nos tempos de hoje, as relações e o próprio mundo se tornou tão globalizado e tecnificado, que as exigências também estão mais rígidas e sofisticadas, onde as pessoas devem ser culturalmente instruídas e tecnologicamente iniciadas. E com essas mudanças, a Educação é mais do que nunca um dos pilares mais importantes, se não o mais importante, para a construção de qualquer sociedade que objetiva desenvolvimento.
      O uso das tecnologias na educação já mostraram que são extremamente positivas e contribuem no desenvolvimento cognitivo e na ruptura do paradigma - sala de aula + professor + aluno - fazendo do processo ensino-aprendizagem uma experiência mais cooperativa, mesmo cada um estando em uma máquina ( visto que conhecemos o valor da internet no laboratório de informática e no mundo).

Larissa Maira
      

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida." Lao-Tsé


Ser professor, não é só estar em sala de aula ensinado conteúdos, é sim uma das maiores e mais nobres missões pois, segundo Dom Pedro II, dirigimos inteligências  e preparamos os homens e as mulheres do futuro. Entretemos e inspiramos alunos a aprenderem sem que percebam. SOU sim uma PROFESSORA! SOU sim uma PROFISSIONAL! SOU sim uma EDUCADORA! E já aceitei minha nobre missão...
Feliz Natal a todos! Que o menino Jesus chegue a sua casa e que você O permita ficar... Esteja sempre sob a luz de Cristo... Um próspero ano novo...
Beijos, em especial as minhas amigas e amigos de profissão.

Tecnologia na Educação





Sara Crulhe

cartão postal


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Relatório da aula do Projeto bullying

No dia 28 de março realizei uma atividade com meus alunos do quarto ano sobre o Projeto Bullying que ao longo deste mes estivemos trabalhando na escola. Fizemos uma roda de história na sala de aula,li para eles uma história cujo tema é "Bullying na escola não tem graça", foi feita uma discussão onde cada aluno pode expor seus pontos de vista em relação ao assunto, em seguida os alunos se dividiram em dois grupos para produzirem um texto coletiva cujo tema foi Bullying, durante a produção pude perceber que eles estavam muito epolgados e que todos participaram, após a produção fiz a correção juntamente com eles para passar pra o cartaz. A aula foi muito interessante pois consegui atingir meu objetivo.
Vanusa Santos Ferreira

PROJETO BULLYING

PROJETO BULLYING

fotos do projeto bullying

FOTOS DO PROJETO BULLYING

FOTOS DO PROJETO BULLYING

RELATÓRIO SOBRE O PROJETO BULLYING

Relatório do projeto Bullying
Este projeto foi realizado pelas cursistas Jussara Cardoso, Layla Guimarães, Sara Crulhe, Vanusa Ferreira e Betânia Damasceno, um projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo com o tema Bullying.
O objetivo do projeto foi refletir sobrem às causas e conseqüências do bullying, atuando de maneira preventiva, mobilizando toda comunidade escolar.
Este projeto foi desenvolvido através de leituras de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma refletividade sobre as causas e conseqüências do Bullying. Também foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas:
Apresentação de Filmes (As aventuras de Leitão-O filme e Se meu nariz fosse verde),Dinâmicas de Grupo(O abraço), Atividades de escrita (produção de texto),Dramatização, Pintura, Confecção de patinho com material reciclável e Leituras de histórias infantis (Cinderela,Patinho Feio,A Flor Mariana).
Os alunos foram avaliados durante todo o processo de execução do projeto, por meio da observação do desempenho dos alunos na efetivação das atividades propostas.
Para encerrar o projeto foi feito uma palestra com a Psicóloga Elizangela da SEMED.
No dia 27/03/2012 apliquei uma dinamica de grupo,a técnica do abraço com a turma do 3º ano com o objetivo de criar certa intimidade e aproximação com os colegas também de avaliar o sentimento de exclusão (bulliyng) de quem está com o balão na mão.
Antes de iniciar a técnica falei sobre o motivo da mesma e depois expliquei como seria, pois eles tinham que abraçar o colega encostando o peito no outro e contando até três para trocar de par. Um participante ficará com o balão que deverá encostar-se ao peito de alguém disponível que assumirá o seu lugar, ficando com o balão.
Houve uma grande participação dos alunos durante a realização da técnica do abraço.
Sara crulhe do Nascimento

domingo, 1 de abril de 2012

RELATÓRIO SOBRE O PROJETO BULLYING

TRABALHAR O PROJETO BULLYING,NA EDUCAÇÃO INFANTIL FOI ALGO INCRÍVEL.NOSSO OBJETIVO A PRINCÍPIO ERA DE PREVENÇÃO,VISANDO FUTURAMENTE UMA GERAÇÃO ONDE O RESPEITO AO PRÓXIMO SEJA ALGO PRIMORDIAL.MAS DE REPENTE,AO CONTAR A HISTÓRIA O PATINHO FEIO ,E O QUANTO ELE SOFREU AO SER REJEITADO POR SUA APARENCIA E QUE DEUS NÃO SE AGRADA DESSA ATITUDE,TÃO POUCO SE AGREDIR OU HUMILHAR O PRÓXIMO,FUI SURPREENDIDA POR UMA ALUNA,QUE ME QUESTIONOU:
-VOCÊ DISSE QUE NÃO PODE BATER,MAIS PAPAI BATE NA MAMÃE TODOS OS DIAS.
UMA CENA DESSA NOS FAZ REFLETIR E MUITO,E PUDE COMPREENDER O PORQUE ELA BATE TANTO NOS SEUS COLEGUINHAS.AS VEZES SOMOS REFLEXO,DAQUILO QUE VIVENCIAMOS,DAMOS AO PRÓXIMO AQUILO QUE REBEMOS,SE A FAMÍLIA NÃO DÁ INSTRUÇÃO CORRETA,NOS COMO EDUCADORES DEVEMOS FAZER.É PAPEL DA ESCOLA,EDUCAR,FAZER REFLETIR E ESPERAR BONS FRUTOS,POIS NOSSAS AÇÕES SÃO COMO SEMENTES,SE AO LANÇARMOS ACHARMOS TERRAS FÉRTEIS,PODEREMOS ESPERAR PESSOAS DE BEM NO FUTURO.
JUSSARA GUIMARAES

RELATÓRIO SOBRE O PROJETO BULLYING

SABEMOS QUE ESTE É O ASSUNTO EXTREMAMENTE DELICADO,POIS TEMOS QUE LIDAR COM AGRESSÃO,REPRESSÃO E COM A BAIXA AUTO- ESTIMA DO ALUNO.
EU QUE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PERCEBI QUE ESTE PROJETO SÓ VEIO SOMAR A MINHA PRÁTICA,POIS AO CONTAR A HISTÓRIA DO PATINHO FEIO, PUDE PERCEBER QUE ELES APESAR DA POUCA IDADE PERCEBERAM QUE COLOCAR APELIDOS,FAZER GRAÇA COM OS COLEGAS PODE DEIXÁ-LOS TRISTES.O COMPLEXO DE INFERIORIDADE TAMBÉM FOI TRABALHADO COM A HISTÓRIA DA FLOR MARIANA,AS CRIANÇAS PERCEBERAM QUE NÃO HÁ NINGUÉM FEIO APENAS SOMOS DIFERENTES,ELAS GOSTARAM MUITO.ACREDITO QUE SE CONSCIENTIZARMOS AS CRIANÇAS DESDE CEDO,TEREMOS CRIANÇAS COM OUTRA MENTALIDADE, QUE BUSCA SEMPRE O COMPANHEIRISMO E A AMIZADE.
ALUNA:LAYLA GUIMARÃES MIRANDA

domingo, 25 de março de 2012

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Cursistas: Layla Guimarães, Jussara Guimarães, Sara Crulhe, Vanusa Ferreira

BULLYING NÃO É UMA BRINCADEIRA
APRESENTAÇÃO
Este projeto será desenvolvido na Escola Cristal do Norte e CEIM Amélia Lucas Farias nas turmas Maternal, Pré I, 4ºano, com cerca de 60 alunos ao todo, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
Pretende-se prevenir com este projeto as situações que possam ocorrer no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.
JUSTIFICATIVA
A prática do Bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.
Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola. Sabemos que a popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. Hoje cabe a comunidade escolar buscar formas de conscientizar nosso alunado.
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, atuando de maneira preventiva, mobilizando toda comunidade escolar.
Objetivos Específicos
• Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
• Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
• Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
• Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido através de leituras de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma refletividade sobre as causas e conseqüências do Bullying.Também serão utilizada as seguintes estratégias metodológicas:
• Apresentação de Filmes (As aventuras de Leitão-O filme e Se meu nariz fosse verde)
• Dinâmicas de Grupo(O abraço)
• Atividades de escrita (produção de texto,identificação de vogais)
• Dramatização
• Pintura
• Confecção de patinho com material reciclável
• Leituras de histórias infantis (Cinderela,Patinho Feio,A Flor Mariana)
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução do projeto,por meio da observação do desempenho dos alunos na efetivação das atividades propostas.

CUMINÂNCIA
Palestra com psicólogo da SEMED

terça-feira, 20 de março de 2012

Planejando atividade com Hipertexto


Atividade 2.6 E-Proinfo

Unidade 2 – Internet, Hipertexto e Hipermídia

Atividade 2.6 – Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos.

Cursistas: Jussara Cardoso Guimaraes, Layla Guimaraes Miranda, Sara Crulhe do Nascimento, Vanusa Ferreira

Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Produção de texto
Série: 5º ano – Ensino Fundamental

Escola: E.M.E.F.”CRISTAL DO NORTE”

Duração: Duas aulas (1hora e 40 minutos)

TEMA: Conhecendo o autor do livro Menino Maluquinho


Objetivos:
• Utilizar a Internet como fonte de pesquisa
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia do escritor e suas obras.
• Reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.
• Criar um texto coletivo com as informações coletadas na internet.

Justificativa:
Levar o aluno a sentir prazer ao ler, utilizando novos recursos tecnológicos dando –lhes acessos as obras do escritor brasileiro Ziraldo,de uma forma dinâmica e atual por meio da utilização do hipertexto proporcionando –lhes maiores oportunidades para aquisição de conhecimentos.

Desenvolvimento:
O trabalho deverá ser realizado em duplas, que deverão acessar e navegar nos sites indicados. (www.ziraldo.com / www.ziraldo.com.br ) .
Deixar por algum tempo os alunos navegar livremente.A pesquisa sobre o autor será dividida em: biografia, obras e cartazes ,onde cada dupla pesquisará uma parte fazendo anotações.Após a pesquisa os alunos deverão acessar a página do Livro Menino Maluquinho on-line e ler, e observarão as diferenças da apresentação do livro impresso com a da pagina da Internet.
No espaço Papo furado deixar um recado para o autor.Em sala de aula confeccionaremos um texto coletivo com as informações coletadas pelos alunos na pesquisa on-line.Indagaremos os alunos como foi à experiência de uma nova fonte de pesquisa,e se os hipertextos ajudaram a compreender melhor o texto?

Recursos:
Livros,internet,lápis,borracha,caderno,quadro branco.


Avaliação:

A avaliação será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse, o desenvolvimento de habilidades. Avaliar também a criatividade e ampliação do conhecimento dos alunos nas produções textuais.



Leitura de livros de história na biblioteca

 

Ilustração da história: O menino maluquinho







Atividades de pesquisa na sala de informática






terça-feira, 6 de março de 2012

CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Conceituando hipertexto

O hipertexto constitui um suporte lingüístico-semiótico hoje intensamente utilizado para estabelecer interações virtuais.

O hipertexto não é novo na sua concepção, pois sempre existiu, a novidade está, portanto, na tecnologia que permite uma nova forma de textualidade.

Se tornarmos por base alguns gêneros textuais impressos, bem como alguns suportes, veremos que sua construção não difere radicalmente do hipertexto eletrônicos. Uma reportagem, por exemplo, publicada num jornal impresso ou uma revista impressa de grande circulação, permite ao leitor quebrar a estrutura linear, direcionando-se para as fotos, as legendas, os mapas, os gráficos etc. que compõem todo o corpo da reportagem em foco.

Entretanto, vivemos na era da tecnologia e, velozmente, ela muda a cada dia. Encontramo-nos quase impossibilitados de acompanhá-la.

É familiar a todos nós acessar a internet em lan hauses ou até mesmo em casa, enviando e recebendo e-mails, trocando mensagens, acessando sites entre outros. Todos esses aparatos tecnológicos têm revolucionado significativamente as práticas de leitura e de escrita na forma clássica como conhecemos.

Portanto, a idéia de hipertexto não é tão nova o quanto parece; a novidade está na tecnologia, pois a enciclopédia, os dicionários, os índices, as reportagens são exemplos claros de hipertextos em sua forma impressa.

SARA CRULHE

CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Hipertexto é um texto que nos dá a possibilidade de agregar novos conhecimentos através dos vários links que possui. Ele se expande na medida em que vamos `linkando` e descobrindo novos caminhos que se tornam interessantes pois podem estar em formato tanto de gráficos, vídeos e áudios, como também de outros textos.

VANUSA SANTOS FERREIRA

CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

O hipertexto nos permite obter inumeras informações dentro de um mesmo texto,ele interliga os assuntos sem fugir do tema principal,promovendo caminhar por diversas palavras associadas ao mesmo tema.

Com esta pesquisa sobre hipertexto,é possivel perceber que qualquer texto que foge daquele conceito fechado de começo,meio e fim,dando subsídios para pesquisa torna-se um hipertexto(notas de rodapé,por exemplo).O termo hipertexto pode ser novo,ou vem acompanhado do uso da tecnologia,porém este tipo de texto é bem antigo.

Hoje estamos em um mundo inteiramente tecnologico ,a internet tem sido utilizada com muito mais frequencia e isto facilita a busca por informação,e o hipertexto proporciona esta amplitude, este aumento rápido do conhecimento,nos proporcionando novos caminhos para aquisição do saber.

È possivel perceber que a utilização deste tipo de recurso nos faz componente ativo na busca por uma aprendizagem significativa,e torna-se essencial neste mundo moderno.

LAYLA GUIMARAES

CONCEITUANDO HIPERTEXTO

CONCEITUANDO HIPERTEXTO

DEPOIS DAS REFLEXÕES E LEITURAS QUE FIZEMOS,ACREDITO QUE CONSEGUIR DEFINIR HIPERTEXTO DA SEGUINTE FORMA:

HIPERTEXTO É UM BLOCO DE INFORMAÇÕES PERMEADO POR LINKS QUE FAVORECEM UM MAIOR APROFUNDAMENTO SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO EM QUESTÃO.ESTES LINKS,SÃO ATALHOS QUE NOS LEVAM A OUTRAS INFORMAÇÕES QUE SE COMPLEMENTAM E SE RELACIONAM COM O TEXTO QUE ESTAMOS LENDO OU PESQUISANDO.

O HIPERTEXTO POSSIBILITA A LIVRE ESCOLHA DO CAMINHO A SER PERCORRIDO PELO USUÁRIO,DISPONIBILIZANDO RECURSOS COMO: SONS, IMAGENS, ANIMAÇÃO TORNANDO A CONSULTA MAIS FÁCIL E ATRAENTE. PODENDO SER USADO AINDA PARA INFORMAÇÕES EM CATÁLOGO DE PRODUTOS, APRESENTAÇÃO DE EMPRESAS, SOFTWARES EDUCACIONAIS, PUBLICAÇÃO NA INTERNET, HELPS NOS CD ROMS, WINDOWS, E OUTRAS APLICAÇÕES.


COMO O PRÓPRIO NOME DIZ,HIPERTEXTO, É ALGO QUE ESTÁ NUMA POSIÇÃO SUPERIOR À DO TEXTO, QUE VAI ALÉM DELE. DENTRO DO HIPERTEXTO, EXISTEM VÁRIOS LINKS, QUE PERMITEM TECER O CAMINHO PARA OUTRAS JANELAS, CONECTANDO ALGUMAS EXPRESSÕES COM NOVOS TEXTOS, FAZENDO COM QUE ESTES SE DISTANCIEM DA LINEARIDADE DA PÁGINA E SE PAREÇAM MAIS COM UMA REDE NA INTERNET, CADA HOMEPAGE É UM HIPERTEXTO - CLICA.NDO EM CERTAS PALAVRAS VAMOS PARA NOVOS TRECHOS, NOVAS PÁGINAS

JUSSARA GUIMARAES