Atividade 2.6 E-Proinfo
Unidade 2 – Internet, Hipertexto e Hipermídia
Atividade 2.6 – Planejamento de atividade com hipertexto ou internet no editor de textos.
Cursistas: Jussara Cardoso Guimaraes, Layla Guimaraes Miranda, Sara Crulhe do Nascimento, Vanusa Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Produção de texto
Série: 5º ano – Ensino Fundamental
Escola: E.M.E.F.”CRISTAL DO NORTE”
Duração: Duas aulas (1hora e 40 minutos)
TEMA: Conhecendo o autor do livro Menino Maluquinho
Objetivos:
• Utilizar a Internet como fonte de pesquisa
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia do escritor e suas obras.
• Reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.
• Criar um texto coletivo com as informações coletadas na internet.
Justificativa:
Levar o aluno a sentir prazer ao ler, utilizando novos recursos tecnológicos dando –lhes acessos as obras do escritor brasileiro Ziraldo,de uma forma dinâmica e atual por meio da utilização do hipertexto proporcionando –lhes maiores oportunidades para aquisição de conhecimentos.
Desenvolvimento:
O trabalho deverá ser realizado em duplas, que deverão acessar e navegar nos sites indicados. (www.ziraldo.com / www.ziraldo.com.br ) .
Deixar por algum tempo os alunos navegar livremente.A pesquisa sobre o autor será dividida em: biografia, obras e cartazes ,onde cada dupla pesquisará uma parte fazendo anotações.Após a pesquisa os alunos deverão acessar a página do Livro Menino Maluquinho on-line e ler, e observarão as diferenças da apresentação do livro impresso com a da pagina da Internet.
No espaço Papo furado deixar um recado para o autor.Em sala de aula confeccionaremos um texto coletivo com as informações coletadas pelos alunos na pesquisa on-line.Indagaremos os alunos como foi à experiência de uma nova fonte de pesquisa,e se os hipertextos ajudaram a compreender melhor o texto?
Recursos:
Livros,internet,lápis,borracha,caderno,quadro branco.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse, o desenvolvimento de habilidades. Avaliar também a criatividade e ampliação do conhecimento dos alunos nas produções textuais.
Leitura de livros de história na biblioteca
Ilustração da história: O menino maluquinho
Atividades de pesquisa na sala de informática
A aula com a turma do quarto ano foi muito interessante, os alunos já conheciam algumas obras do escritor Ziraldo e achamvam muito bom as histórias dele. Os alunos foram para biblioteca pesquisar algumas obras do autor e dentre essas obras a história do Menino Maluquinho foi a que mais eles gostaram. Eles leram essa história, depois foi proposto que cada um fizesse a ilustração e montassem um cartaz com todas as ilustrações. Em seguida eles anotaram o site do autor e foram para sala de informática fazer uma pesquisa sobre a biografia e obras do autor. Eles gostaram tanto que viram até alguns videos do Menino Maluquinho. Pude notar que a maioria dos alunos ja tinham prática em manusear a máquina, ficaram muito empolgados, após a atividade proposta eles pediram para navegar em outros sites, eles ficaram um tempo navegando livremente.A aula foi muito proveitosa.
ResponderExcluirVanusaSantos Ferreira
Ao realizar a pesquisa na biblioteca sobre as obras e a história do Menino Maluquinho, os alunos foram para a sala de informática e assistiram vídeos incríveis sobre o autor, depois realizaram a pesquisa sobre sua biografia. Os alunos também tiveram acesso a outros sites. A maioria dos alunos teve facilidade em manusear o computador, pois já é de costume o acesso a essa ferramenta. No rosto de cada aluno dava para perceber a alegria ao realizar a atividade no laboratório de informática, saindo então, da rotina de sala de aula.
ResponderExcluirSara Crulhe
O TRABALHO SOBRE O ESCRITOR ZIRALDO,FOI BEM INTERESSANTE PARA OS ALUNOS POIS,ALEM DE PODEREM MANUSEAR UMAS DE SUAS OBRAS EM SALA DE AULA,PUDERAM TAMBÉM,NAVEGAR LIVREMENTE PELA INTERNET NO LABORATÓRIO DA ESCOLA E DEPOIS PELOS SITES INDICADOS PELA PROFESSORA PARA CONHECER MAIS OBRAS DO AUTOR E UM POUCO DA SUA VIDA E AINDA DEIXAR UM RECADINHO PARA ELE E DE POSSE DESSAS NOVAS INFORMAÇÕES PRODUZIR UM TEXTO COLETIVO.SEM DÚVIDA NENHUMA AULAS ASSIM ,SÃO BEM MAIS INTERESSANTES PARA OS ALUNOS E MAIS PRODUTIVAS TAMBÉM.
ResponderExcluirJUSSARA GUIMARAES
ESTE TRABALHO SÓ FEZ AGREGAR A NOSSA PRÁTICA,POIS PERCEBEMOS QUE O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PODE SER ALGO PRODUTIVO,POIS AGUÇA A CURIOSIDADE DOS ALUNOS OS DEIXAM BEM MAIS ENTUSIASMADOS COM AS AULAS.NAVEGAR PELO SITE SUGERIDO,FOI ALGO QUE FEZ COM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM ANTENADOS COM A REALIDADE TECNOLOGICA QUE VIVEMOS.VER AS OBRAS DE UM ESCRITOR TÃO FAMOSO COMO ZIRALDO SÓ FEZ ENRIQUECER A APRENDIZAGEM DE NOSSOS ALUNOS E AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS.TODOS OS ALUNOS GOSTARAM MUITO DESTA AULA,EXTREMAMENTE PROVEITOSA.
ResponderExcluirLAYLA GUIMARÃES MIRANDA